Saiba como descobrir em qual ano sua máquina de costura foi produzida.

Muitos colecionadores de máquinas de costura param em 1920, o que é uma pena, após a segunda Guerra Mundial, surgiram máquinas de costura distintas com alta qualidade e design inovador, tanto na aparência quanto na mecânica.
Visto que, blogs e sites na internet ensinam e disponibilizam planilhas direcionadas para máquinas conhecidas como "pretinhas". Dentro desse contexto, existem três tipos de número de série para essas máquinas: Os que tem apenas uma letra; Os que tem duas letras e os que não tem letra nenhuma. 
Hoje vamos te ensinar a saber sobre sua máquina que foi produzida no finalzinho da década de 1960, passando pelos anos dourados da SINGER, os anos 80...até hoje em dia. 

Antigo boletim informativo de serviços Singer para assistências técnicas autorizadas. Imagem cedida pelo Carlos Andrade (Shop das Máquinas).

Curiosidade: Quando a Singer utilizava a logo acima com a imagem de uma agulha e uma broca, é porque a assistência técnica autorizada consertava tanto ferramentas elétricas como máquinas de costura. 

Essa regra é somente para máquinas domésticas. 

Com base nessa imagem, o coach Carlos Andrade do Shop das Máquinas nos explica que:

Números de série que começam com "5" foram fabricadas entre 1975 e final da década de 1980, são denomidas linha cast Iron (cabeçote de ferro) com abertura da chapa da agulha de 4mm.
Entre final dos anos 80 e início da década de 1990, a singer começou a produzir máquinas com abertura de chapa da agulha de 6mm. 
Abertura do Zigue-zague na chapa da agulha. 
Dessa forma, para saber em qual ano o número "5" da ilustração acima se enquadra, é necessário observar a abertura da chapa da agulha, ou seja, se for 4mm, o ano é 1975, se for 6mm compreende-se que são máquinas fabricadas na década de 90.
Em meados da década de 90 e início dos anos 2000, a singer começou a substituição gradual das máquinas da linha cast Iron pelas  máquinas com base de GRC (fibra plástica) que chamamos de híbridas 1 (base de ferro com cabeçote de GRC) e híbridas 2 (cabeçote de ferro com base de GRC). Posteriormente, essa troca foi concluída, e a Singer passou a produzir somente máquinas a base de GRC. 
Antiga circular da Singer para assistências técnicas autorizadas. Imagem cedida pelo Carlos Andrade (Shop das Máquinas).

Se sua máquina for uma com base de fibra e o número de série dela começa com "5", o ano dela de fabricação será 1995.
E assim prossegue a sequência, exemplo: Se fosse 6 seria 1976 (chapa 4mm), 1986 (chapa 6mm) e 1996 base da máquina em GRC. 

Nesta foto temos uma máquina singer bobina mágica 260, abertura da chapa da agulha 4mm. Ano de fabricação: 1976.

Na foto acima é uma singer zigue-zague Plus 16, base de GRC. Ano de fabricação: 1996.
Curiosidade: Note que, aparece a letra "C" antes do número de série, quer dizer que, está máquina foi fábricada no Brasil, na unidade de Campinas, SP. 

Agradecemos sinceramente ao coach Carlos Andrade do Shop das Máquinas por essa sabedoria compartilhada.
Aguardem as próximas matérias!






Comentários

Mensagens populares