Pontos flexíveis: O Lugar da ELNA na história.

Imagem ISMACS. 

Existe uma marca de máquina que não recebeu a atenção que merece dos colecionadores de máquinas de costura, que é a Elna.

Os primeiros contribuintes para a invenção da máquina de costura incluíram Barthelemy Thimonnier, 1829, (ponto corrente), Elias Howe , 1845, (ponto duplo travado) e John Kaiser, 1882, (ponto ziguezague). A seguir está uma breve história das máquinas de costura e pontos Elna cujo desenvolvimento desempenhou um papel importante na evolução da máquina de costura doméstica moderna.

No final da década de 1930, um refugiado da Guerra Civil Espanhola, Dr. Ramon Casas, abordou um fabricante e fornecedor suíço de máquinas de cronometragem fina chamado Tavaro SA com designs que ele havia desenvolvido para uma máquina de costura. As máquinas de costura Elna foram desenvolvidas com base nas ideias da Casas e ainda são fabricadas pela Tavaro SA em Genebra, Suíça.

Muitos colecionadores de máquinas de costura param em 1920, o que é uma pena, porque Elnas se distingue pela alta qualidade e design inovador, tanto na aparência quanto na mecânica. Otto Landgraf, em seu livro Oldtimer Sewing Machine, entendeu o lugar de Elna na história e descreve as inovações dos primeiros modelos.

Primeiro, era um braço livre. Embora as máquinas de braço livre tivessem sido produzidas no passado, elas não vendiam bem, então a maioria dos fabricantes na época estava fazendo máquinas de mesa plana.

Em segundo lugar, o Elna era de alumínio fundido. Na década de 1930, o preço do alumínio estava finalmente caindo o suficiente para produtos de consumo. Isso tornou o Elna consideravelmente mais leve do que as outras máquinas.

1940 : ELNA I a máquina "Grasshopper"(gafanhoto) altamente colecionável. 


A primeira máquina FREE ARM compacta, leve, de metal fundido sob pressão, com motor embutido e luz de costura, e maleta toda de metal que se converteu em mesa auxiliar de costura, de cor verde. 
Essa cor lhe rendeu o apelido de " Gafanhoto " nos EUA.

1952 : ELNA SUPERMATIC 

Acervo Ateliê Esmero Único. 

Em 1952, a Elna lançou sua Supermatic , a primeira máquina automática de costura decorativa da era moderna. 
Continha todas as características do Elna # 1 com a adição de pontos em zigue-zague e um notável "cérebro" que podia produzir automaticamente pontos utilitários e decorativos com cames intercambiáveis (Elna Discs) . Esta máquina de costura Elna produzia verdadeiros pontos elásticos para frente e para trás quase vinte anos antes que suas concorrentes e a era das fibras sintéticas e malhas os popularizasse. 

1964 : ELNA STAR

Acervo Ateliê Esmero Único.

Introdução das máquinas da série Elna Star que consistem no Elna Supermatic com pontos automáticos integrados e pontos intercambiáveis ​​(automáticos e superautomáticos), Elna Star, Elna Zigzag e Elna EC (ponto reto). Motor elétrico com embreagem automática , fabricado na própria fábrica da Tavaro SA.

1968 : ELNA LOTUS


A primeira máquina de costura compacta, incorporando em uma unidade: design compacto, ou seja, dimensões reduzidas, mas uma superfície de trabalho normal, leve caixa integrada (abas de proteção) mesa de costura embutida caixa de acessórios embutida alça de transporte dobrável. Outro recurso: horizontal gancho giratório.

 A série Star de Elna durou 14 anos a partir de 1964. Elna Star Series : consiste em vários modelos com diferentes capacidades de costura. Cada modelo estava disponível na versão de braço livre ou de mesa. Essa linha continuou, relativamente constante, até 1978.

Fonte ISMACS.

Loja de produtos artesanais Esmero Único Fashion Aid,

Conheça nosso acervo virtual.

Chegou a vez da Bobina Mágica.

Aguardem as próximas matérias! 

Comentários

Mensagens populares