Os Tigres Asiáticos do Mercado da Costura


Foto internet 

O modo de produção industrial se espalhou por grande parte do hemisfério Norte durante todo o século XIX e início do século XX. A produção em massa começou no início da década de 1850. Assim, em 1857, o I. M. Singer, concluiu uma fábrica dos mais modernos designers, fato que levou a máquina de costura ser considerada o início de um novo capítulo na Revolução Industrial.
As pequenas empresas, especialmente as novas, copiaram o estilo dos fabricantes de máquinas de costura já esbelecidos. A ideia de nomes coloridos não era novidade no século XX, mas cada vez mais tornou-se a regra e não a exceção. Isto foi na última década do século XIX que empresas – como a recém-formada National Sewing Machine Company começou a vender suas máquinas em número crescente para lojas de departamentos, catálogos, casas e outros pontos de venda, fornecendo-lhes qualquer nome selecionado pelo varejista. 
No início do século XX, literalmente milhares de máquinas com nomes diferentes foram fabricadas por menos de uma dúzia de máquinas de costura, empresas em atividade na época. Duas empresas fizeram não siga esta moda: Singer e Willcox e Gibbs. A máquina da família Willcox e Gibbs continuou com  o ponto corrente simples. O nome "Singer" reinou supremo, e foi o único sob o qual as máquinas da empresa foram vendidas. Mas o estilo da Singer e o desenho da marca foram amplamente copiados por muitas empresas tanto nos Estados Unidos, como no estrangeiro. 
Para começar o assunto estou em dúvida se começo a falar sobre Janome ou sobre Elgin. Enfim, preciso falar primeiro da Elgin Sewing Machines. Fundada em 1896 e fechada em 1898. A história sempre elimina os negócios mais fracos e permite que os melhores sobrevivam por mais tempo. A Elgin fazia parte do primeiro grupo, e, por não ter o local certo para suas invenções ou produtos,  a empresa teria fechado suas portas para sempre. Existe uma diferença entre a máquina de costura feita pela verdadeira empresa Elgin e a máquina de costura com emblema Elgin que compramos após seu fechamento. 
Há muito pouco a ser conhecido sobre a empresa Elgin Sewing Machine Original. Começou em 1896 e foi até 1898, onde a empresa mudou seu nome para Elgin Sewing Machine and Bicycle Company. Porém, essa mudança de nome durou só até 1899. Se o registro histórico estiver correto, ela faliu tentando se mudar para Nova York em 1900.
Foto: sewingiscool

Dessa data em diante, qualquer máquina chamada Elgin foi feita pela empresa de máquinas de costura FREE ou pela empresa National de máquinas de costura.
Essas duas empresas colocam o nome Elgin nos crachás de diferentes máquinas de costura. Janome comprou as duas empresas por volta do final dos anos 50 e início dos anos 60. Assim, as máquinas de costura mais modernas não são verdadeiros modelos Elgin, mas poderiam ser nomeadas dessa forma para homenagear uma empresa que não durou no setor.
Fotos: Internet e Ateliê Esmero Único

Em meados dos anos 30, o termo Janome tornou-se a marca oficial da empresa, mas ainda faltavam 20 anos para se tornar o nome da empresa. Quinze anos após sua fundação, a Pine (Janome) comprou sua primeira fábrica de produção em massa para ajudá-la a fabricar mais máquinas e colocá-las no mercado mais cedo. Em 1954, a empresa mudou formalmente seu nome para Janome Sewing Machine Co., Ltd., e começou a dar passos maiores no avanço da indústria de máquinas de costura.
Depois de mudar de nome, a empresa comprou a National Sewing Machine Company, (New Home), que havia se fundido com outras marcas americanas da época. Então, em 1958, conseguiu o contrato da máquina de costura Sears Kenmore, destruindo a empresa de máquinas de costura White ao mesmo tempo.
Então, em 1969, eles abriram sua primeira fábrica no exterior em Taiwan. Em 1971, a empresa fabricou a primeira máquina de costura zig zag totalmente automatizada do mundo, com muitos recursos que não eram encontrados em máquinas de outras marcas. 8 anos depois, eles produziram outra inovação, a Memory 7, que foi a primeira máquina de costura programável do mundo.
Houve um tempo em que o nome Elgin era usado pela empresa de costura Standard que distribuía máquinas de costura fabricadas em Taiwan. Isso foi por volta da década de 1960 e pode haver mais nessa história que ainda não veio à tona.

Fotos: Internet e Ateliê Esmero Único

A máquina de Costura White teve um bom desempenho. Começou a ser fabricado em 1858, quando a empresa foi criada e continuou até 2006. Essa história de quase 150 anos ajudou a produzir algumas ótimas máquinas de costura.
Você pode não saber disso, mas White possuiu e produziu algumas outras máquinas de costura sob diferentes marcas. Depois de perder cerca de 40% de seus negócios quando perdeu seu contrato com a Sears na década de 1950, a White sobreviveu comprando marcas concorrentes e fabricando-as com nomes de marcas diferentes.
Philco, Kelvinator, Gibson, Westinghouse e Frigidaire tornaram-se White sem perder suas identidades. A única exceção foi a Westinghouse, cuja marca foi associada à White's e se tornou a marca White-Westinghouse.
A White começou a fornecer máquinas de costura para a Sears Roebuck and Co na década de 1920. Na década de 1930, todas as máquinas de costura da Sears eram White, renomeadas como Kenmore , Franklin, Minnesota e outras marcas da casa.
Novos modelos de máquinas de costura da marca White não são fabricados desde o spin-off da Husqvarna em 2006. As marcas Singer, Husqvarna Viking e Pfaff agora são todas de propriedade da SVP Worldwide . Embora não anunciado, o SVP fornece todos os manuais do usuário para todas as suas marcas, incluindo a marca "White", por meio do site da marca Singer. Enfim, "Sears e SVP", são denominações para entrar em discussão na nossa próxima matéria.
Até a próxima!
Fotos: Internet 

Curiosidade: A fábrica de Bielefeld continuou a produzir unidades de costura modernas
e sistemas de manuseio de materiais, produtos que passaram a ser distribuídos sob o nome da Dürkopp incluem máquinas de costura industriais, unidades de costura e sistemas de manuseio de materiais.
Foto: An International History of the Sewing Machine 

Fonte:
www.sewingiscool.com
An Internacional History Sewing Machine
The Encyclopedia Of Early American & Antique
The Sewing Machine Master Guide




Comentários

Mensagens populares